Você não precisa tentar agradar todo mundo e sim se importar com todo mundo
Por mais que tenha boas intenções, se teu objetivo for agradar a todos, eu garanto que teu discurso vai soar raso e falso. E isso vai te enlouquecer. O título é auto explicativo e também auto reflexivo. Existe uma diferença enorme em liderar (ou ser liderado) com o foco de tentar agradar todo mundo versus a preocupação, o discurso e principalmente as ações que demonstrem que você se importa com todo mundo. Comunicados ruins, feedbacks negativos (dar e receber), correções de rota e momentos de crise fazem parte da vida de cada um e passar por tudo isso é absolutamente normal. Mas a comunicação tende a ficar muito mais assertiva e transparente a partir do momento que você se preocupa com discursos e ações empáticas, para que o time entenda todos os "porquês" que envolvem as tomadas de decisão. Agradar todo mundo é fora de cogitação, não tem como ter esse objetivo. Cada pessoa tem seus objetivos e decisões corporativas, muitas vezes caminham contra nossos valores pessoais e no...